quarta-feira, 20 de maio de 2015

Resenha: A Menina que Colecionava Borboletas


"Para ela, as páginas deste livro significam o bater de asas das borboletas que colecionou dentro do peito por algum tempo e que agora, finalmente, pode deixar que voem livres por aí. "

SÉRIE: Volume Único
AUTOR: Bruna Vieira
EDITORA: Gutemberg

PÁGINAS: 152
EDIÇÃO: 2014

"Bruna Vieira está cada vez mais longe dos quinze, e sabe que crescer nunca é tão simples. Considerada uma das blogueiras mais influentes do mundo, mais uma vez ela dá razão ao seu talento como escritora, com este novo livro de crônicas e pensamentos, em que mostra o quanto amadurecer e conquistar a própria independência é maravilhoso, mas tem seus desafios e poréns.

Na cidade grande, a selva da pedra, precisamos sonhar de olhos bem abertos. Bruna nos ensina que não basta ser diferente: é preciso fazer a diferença. Temos de transformar nossos piores momentos em aprendizado, e devolvê-lo ao mundo, seja por meio da música, da fotografia ou da escrita. Só a arte pode salvar nossa alma da solidão.

A garota do interior que usa batom vermelho e que realizou seus maiores sonhos continua inspirando adolescentes de todo o país. Para ela, as páginas deste livro representam o bater de asas das borboletas que colecionou dentro do peito por algum tempo e que agora, finalmente, pode deixar que voem livres por aí." (Contracapa do livro)

Eu comprei esse livro, no ano passado (2014) quando fui pra São Paulo, quando a minha irmã se casou. Eu estava andando ali, próximo a estação da Sé, quase tive um colapso interno quando vi escrito: "Saraiva", fiquei doida pra entrar, porque eu queria comprar esse livro há muito tempo. Para a minha alegria, comprei dois ( e eu acho que a minha irmã me achou uma louca, porque eu mexia nos livros o tempo inteiro kkk) e comecei a saboreá-lo no metrô! 
Foi o primeiro livro da Bruna que li, e simplesmente foi amor á primeira vista (na verdade, à primeira leitura kk)! Me apaixonei pela forma de escrever da autora. E parecia que a minha vida estava escrita ali! Eu não havia lido o livro "Depois dos Quinze", mas isso não era necessário para saber o quanto a escritora amadureceu. É o terceiro livro dela, é composto por 148 crônicas e ela resolveu falar de assuntos como: amor próprio, padrões de beleza, dependência, auto-estima, trabalho... Assuntos que realmente fazem parte do nosso cotidiano. 

A verdade é que a vida é curta demais para deixarmos que a transformem em um tribunal e fiquem julgando o que é ou não apropriado.  (pág.23)

A leitura flui super fácil, e a diagramação é perfeita, com direito à ilustrações no miolo do livro.


O que eu achei muito legal a ideia da playlist no final do livro, há aquele bônus ‘Leia este livro ouvindo’.
A Bruna, tem uma forma muito interessante de escrever, pois ela enxerga além... Quando leio qualquer crônica dela, me faz refletir sobre vários assuntos.

Você estava errado. Todos nós vivemos dentro de uma bolha e nem sempre podemos controlar a direção do vento. Mas a maneira como enxergamos o trajeto e quem escolhemos para estar ao nosso lado, isso sim, é uma tarefa completamente nossa. São atitudes, palavras, valores e um monte de coisas cujo verdadeiro valor a gente só descobre quando aprende a ser leve. E assim, acredito eu, vamos longe. (pág. 50) 

Eu não quero te consertar. Nunca quis. Quero é provar que podemos ser exatamente assim, cheios de defeitos e sem nenhuma garantia. Invisíveis para o resto do mundo, mas o suficiente um para o outro. (pág. 75)

Resumindo: Eu AMEI!

Espero que gostem, beijos! :)

6 comentários:

  1. Que legal, eu não sabia que esse livro era nesse formato de crônicas, achei bem interessante (e bonito, como essas ilustrações) *.*

    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  2. Que legal, eu não sabia que esse livro era nesse formato de crônicas, achei bem interessante (e bonito, como essas ilustrações) *.*

    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  3. Que livro fantástico! *-*


    meulivrofantastico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estou louca nesse livro há muito tempo. Só porque eu já li dois livros da Bruna e precisava desse. Foi a primeira resenha que li dele. Ou seja: minha vontade só aumentou.
    Nos outros livros dela também tem a playlist no final. Cara da Bruna isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro, ele parece ser super fofo!

    www.garimpeiradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir